Inflação acumulada chega a 8,89% em 12 meses

A inflação oficial medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) atingiu 8,89% nos últimos 12 meses encerrados em junho, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com um índice de 0,79% em junho e 6,17% no acumulado no ano, o indicador atingiu o maior resultado desde 2003, para o período de 12 meses e para o primeiro semestre.

Pressionada por elevações de preços nos segmentos de alimentos, jogos (loterias) e passagens aéreas, os grupos que sofreram mais aumentos foram as despesas pessoais (1,63%), de saúde e cuidados pessoais (0,91%), habitação (0,86%) e artigos de residência (0,72%). “As loterias sofreram reajustes expressivos que variam de 40% a 100%. O item “passagens aéreas”, apesar do aumento considerável, é muito volátil, tanto que no primeiro semestre acumulou queda de 32,71%”, afirma o economista da Fecomércio MG, Guilherme Almeida.

O grupo de alimentos teve o segundo maior impacto no índice geral, sendo puxado, principalmente, por elevações nos preços da cebola, batata-inglesa e do alho. Lembrando que os reajustes ocorridos nos preços dos medicamentos no fim de março ainda geram reflexos no IPCA. “Em linhas gerais, em junho houve uma desaceleração no aumento da energia, item que avançou consideravelmente nos meses anteriores. Desta vez, entre os monitorados, o destaque foi para a água e esgoto. Com isso, o cenário continua complicado tanto para o empresário quanto para o consumidor, que observam o poder de compra sendo reduzido em meio a um cenário de incertezas”, completa Almeida.